Fisioterapia

No serviço de Fisioterapia na Clínica São José de Camarate, disponibilizamos um programa específico de tratamento, através de um atendimento de qualidade, personalizado e que visa dar uma resposta diferenciada às necessidades de cada pessoa.

A Fisioterapia atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.

Desta forma, as condições mais comuns de atuação da Fisioterapia na Clínica São José de Camarate são:

Ortopedia

No tratamento de lesões músculo-esqueléticos (entorses, tendinites, bursites, raquialgias, lombalgias, dores musculares, lesões desportivas).

Neurologia

No tratamento de sequelas provenientes de patologia neurológica, como acidente vascular cerebral (AVC), esclerose múltipla, neuropatias, ataxias (alterações do equilíbrio e coordenação), doença de Parkinson, traumatismo craniano, entre outras.

Pneumologia

Contribuindo para a melhoria de uma função respiratória diminuída ou para a manutenção de uma função respiratória normal. Está particularmente indicada na correcção de alterações músculo-esqueléticas do tórax, na melhoria do trabalho dos músculos ventilatórios pulmonares e na limpeza brônquica, quando se verificam secreções.

A fisioterapia respiratória é especialmente recomendada na faixa etária pediátrica (posteriormente abordada) e nos doentes idosos, geralmente por dificuldade em eliminar as secreções em situações de pneumonia, bronquite e enfisema pulmonar, o que sucede particularmente nos doentes com história de consumo de tabaco. Assim, pretende-se a recuperação da capacidade respiratória afectada por problemas como a doença pulmonar obstrutiva crónica, infecções respiratórias ou asma.

Cardiovascular

Na promoção de uma célere recuperação do doente, antes e após cirurgia cardíaca, para casos de enfarte agudo do miocárdio, bypass da artéria coronária, angioplastia coronária, cirurgia valvular cardíaca, cirurgia de correcção de anomalia congénita, entre outros.. É igualmente indicado para utentes que apresentem alguns factores de risco e portanto, predisposição à patologia cardiovascular para quem quer fazer exercício físico de forma controlada com o objectivo de realizar uma prevenção secundária direccionada à patologia cardiovascular.

Traumatologia

Na recuperação de traumas do aparelho músculo-esquelético em condições como fracturas, traumatismos vertebro medulares (TVM), traumatismos crâneo-encefálicos (TCE), pós-operatórios.

Reumatologia

Nas patologias que acometem os tecidos conjuntivos, como por exemplo: osteocondrite, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, patologias degenerativas, entre outras.

Oncologia

Na minimização de sequelas em casos pós-cirúrgicos de neoplasias (tumores malignos) como sejam, por exemplo, mastectomias, lobectomias.

Vestibular

Na reabilitação vestibular, visando a recuperação do equilíbrio e o alívio das vertigens e nistagmos, causados por patologia vestibular periférica ou central. As alterações relacionadas com a idade, e outras podem afectar a estabilidade, incluindo a redução da velocidade de reflexo e coordenação, podendo originar disfunção vestibular (por vezes a medicação influencia as reacções de equilíbrio).

De uma forma global, valoriza-se a obtenção de resultados rápidos, de acordo com o melhor prognóstico médico. A organização e relação multidisciplinar entre os diversos profissionais de saúde na Clínica São João de Deus, permite troca de informações constantes, promovendo desta forma o controlo e qualidade dos tratamentos prestados.