O envelhecimento traz consigo alterações a nível físico, emocional e cognitivo. A saúde e a longevidade dos indivíduos não dependem apenas da ausência de doença, porque mesmo quando esta não existe, o processo de envelhecimento dá origem a um enfraquecimento geral do organismo. A nível emocional é comum a existência de sintomas depressivos decorrentes do estado físico, das circunstâncias da vida e da sensação de inutilidade que muitas vezes os idosos experimentam, sobretudo nos casos de institucionalização. Todos estes fatores contribuem para a redução da qualidade de vida dos idosos, pelo que se torna fundamental intervir a este nível.
O diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas, como a demência, permite atuar ao nível da prevenção e retardamento dos défices cognitivos e funcionais. Os internamentos de longa duração na população idosa podem acelerar a instalação dos défices, sendo fundamental a intervenção cognitiva.
Neste sentido, o Gabinete de Psicologia pretende contribuir para aumentar e melhorar o leque de serviços prestados pela Casa de Repouso São José de Camarate e potenciar o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes.
A Casa de Repouso São José de Camarate recebe doentes com patologias variadas, havendo casos que determinam um tempo de internamento elevado, pelo que se tornou essencial implementar atividades que mantenham os doentes física e cognitivamente ativos.
Identificam-se défices cognitivos e funcionais, bem como alterações do humor e outros sintomas psicopatológicos, de forma a estabelecer programas de intervenção adaptados às necessidades de cada utente.
Privilegia-se o trabalho em equipa pluridisciplinar, tendo em vista o superior interesse dos utentes.
Ao longo do ano realizam-se diversas ações de formação aos funcionários, acerca de cuidados específicos e relacionamento com os utentes e com as suas famílias (envelhecimento, higiene no idoso, demências, cuidar nas demências, cuidados paliativos, comunicar com o doente, transmitir más notícias, entre outras).